Cabo Verde tem vindo, ao longo do tempo, a afirmar-se como um dos melhores países africanos para viver. O ambiente pacífico, aliado à aposta em saúde e educação e ao facto de ser um país verdadeiramente democrático tornaram-no um país bastante interessante em termos de condições de vida, apesar da sua pequena dimensão e da escassez de recursos naturais.

Para quem tem filhos, os aspectos acima referidos assumem ainda uma importância maior. Aqui estão as razões, de uma forma mais detalhada, porque Cabo Verde é um dos melhores locais para viver em África com crianças:

Educação

Cabo Verde é um país que sempre apostou na educação o que faz com que 85% da população com mais de 15 anos saiba ler e escrever, sendo esse valor superior a 98% entre as idades de 15-24 anos. A aposta em parcerias com outros países permite que alguns dos seus habitantes estudem no estrangeiro e posteriormente tragam conhecimento para o país, sendo muitos deles professores.

O acesso à educação é generalizado e praticamente todas as crianças no país vão à escola. Cabo-Verde é, portanto, um bom exemplo em termos regionais no que diz respeito à educação.

Saúde

operation-80124_1280

Apesar da carência nalgumas especialidades, o sistema de saúde Cabo-Verdiano é um dos melhores de África, como é possível verificar pela elevada esperança média de vida dos seus habitantes à nascença – de cerca de 75 anos – e uma taxa de mortalidade infantil inferior à maior parte dos países que fazem parte da mesma área geográfica.

Em Cabo-Verde existe um sistema de saúde organizado, constituído por instituições públicas e privadas, complementado por alguns protocolos com outros países o que faz com que os pacientes tenham, nalguns casos, acesso a cuidados especializados quando estes não existem no país. As principais vacinas chegam a praticamente todas as crianças.

A saúde de uma criança em Cabo-Verde está, portanto, em boas mãos.

Sistema político

A estabilidade política de Cabo-Verde permitiu ao país que se desenvolvesse bastante nos últimos anos em termos culturais e como sociedade.

Cabo Verde é um país que respeita os direitos humanos, as diferenças religiosas e a individualidade e liberdade de expressão de cada um. Esta abertura permite aos mais novos pensarem de forma livre e terem a oportunidade de ouvir e discutir diversos pontos de vista.

Infraestruturas

playground-702823_1920

Nos grandes centros urbanos é possível encontrar jardins-de-infância, alas pediátricas nos principais hospitais, e alguns parques infantis. Existem diversas escolas primárias um pouco por todo o país – que contribuem para os elevados níveis de literacia.

Natureza

Com as necessidades de saúde, educação e liberdade asseguradas existe ainda outro aspecto a ter-se em consideração: o facto de estar a pouca distância de uma praia ou a possibilidade de em pouco tempo estar em contacto com a natureza, faz com que as crianças possam brincar felizes ao ar livre com segurança (com supervisão de um adulto).

Dada esta lista de motivos, é fácil perceber porque Cabo-Verde é um dos melhores países de África para viver e um dos que melhores condições apresenta para que as crianças cresçam felizes e se possam desenvolver da melhor forma a nível físico e intelectual.

preloader